Por José Nazal
Aos 15 de agosto de 1966 aconteceu a inauguração da sonhada ponte sobre o Rio Cachoeira, carinhosamente chamada de “Ponte Ilhéus-Pontal”. Para comemorar, foram feitos brindes de chaveiros (dourados e prateados), canecas e bandeirinhas.
A fita foi cortada pelo Presidente Castelo Branco, pelo prefeito Herval Soledade e pelo presidente da Câmara Luis Antônio Pinto Amaral Carneiro. Em seguida, o povo atravessou a ponte, um grupo vindo do lado do Pontal e um grupo do lado de Ilhéus.
Por que Ilhéus-Pontal e não Centro-Pontal ou Norte-Sul? Porque naquela época o Pontal era ainda Distrito e foi considerada a ligação do Distrito do Pontal com o Distrito Ilhéus (sede). Carinhosamente batizada com o nome do seu construtor, o governador Lomanto Júnior, só foi tornado oficial após o seu falecimento.
Eu tive a honra de estar presente, caminhando até o Bar e Mercearia Guanabara (onde hoje é o Pontal Praia Hotel) de mãos dadas com minha avó Zezé. Agradeço a Deus também ter participado da inauguração das pontes sobre o Itacanoeira (1974), sobre o Almada (1979) e novamente sobre o Cachoeira (2020).
A Ponte Lomanto Júnior muito serviu a Ilhéus e região e muito ainda servirá, mas precisa novamente de manuntenção. A última realizada foi em 2009, autorizada pelo então governador Jaques Wagner.
Essas fotos recebi de presente de Kamal Chaoui, “brimo” ilheense que foi engenheiro da obra.