Pedalar, um hábito que faz muito bem

Por Fernanda Oliveira

Muita coisa mudou desde o início da pandemia, a maioria infelizmente, não foi tão boa assim, mas muita coisa positiva aconteceu, dentre elas, o hábito de pedalar.

Antes mesmo da pandemia começar, a prática já vinha crescendo, pois é uma forma de juntar amigos, manter a prática constante da atividade física e ainda curtir uma paisagem que cá entre nós, de carro ou moto não dá para observar todos os detalhes.

Meu primeiro pedal com o amigo Saulo Acelino.

Além do benefício para o corpo, trouxe fôlego para a economia como mostra o site pedal.com.br, o qual explica como entrar no negócio das bikes. Aqui em Itabuna não foi diferente, numa pesquisa rápida no Google são 16 lojas cadastradas. Isso mesmo, para quem achou que tinham, apenas, umas 5 lojas se enganou.

De acordo com a site que se baseou na Revista Comércio Varejista de Bicicletas traz os seguintes dados do ano de 2020: 39% dos municípios brasileiros possuem ao menos um comércio de bicicletas. A região Sudeste concentra a maior parte do comércio, com 42% das lojas de bicicletas. Já no Nordeste são 25%, 16% no Sul, 10% no Centro-Oeste; e 7% no Norte do país.

Vale ressaltar que o Norte do país já tem uma característica muito forte dos moradores terem como meio de transporte a bicicleta, então justifica o baixo crescimento. Outro dado interessante é que 91% das lojas são microempresas com até quatro funcionários, e com isso, gerou emprego e renda em 2020.

Agora para você que se interessou em começar um pedal, vou te mostrar os benefícios que essa atividade traz.

  1. Emagrece

Já que aumenta o metabolismo provocando a queima de gordura. Em breve, vai perceber as roupas folgadas;

  1. Melhora o tônus muscular

Por exigir muita força do ciclista, há um aumento da musculatura se pedalar regularmente. Claro que você irá começar um pedal leve de curta distância, mas em breve estará subindo ladeira;

  1. Melhora a oxigenação

Quando pedalamos, você precisa de mais oxigênio e acaba exercitando mais a respiração, e gradativamente vai se condicionando e aumentando o grau de dificuldade do percurso;

  1. Bem-estar

Já notou a expressão de quem pedalar? Se não, da próxima olhe com mais atenção e veja o sorriso largo no rosto, isso porque o exercício físico libera endorfina e serotonina, hormônios já bem conhecidos por darem a sensação de prazer, ou seja, ajuda a combater estresse, depressão e a ansiedade;

Estrada Ilhéus-Itabuna
  1. Não prejudica as articulações

Diferente da corrida, o ciclismo não exige das articulações, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja pequeno;

  1. Reduz o colesterol

Para os amantes do churrasco, com aquela gordura derretendo na carne, o pedal, como já foi dito, aumenta o metabolismo, sendo assim, queima o LDL, também conhecido como colesterol ruim, mas é claro que tem que ter um pouco juízo e não enfiar o pé na jaca;

  1. Ajuda a prevenir e controlar o diabetes

Uma pessoa diabética pode e deve praticar exercícios físicos e pedalar é um dos melhores para este grupo de pessoas. Andar de bike regularmente ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de reduzir o risco de complicações cardiovasculares.

  1. Controla a pressão arterial

Que andar de bike tonifica os músculos você já sabe. O que muita gente desconhece é que pedalar também trabalha as veias e artérias. O processo de contração e relaxamento delas fica mais rápido durante a atividade, o que ajuda a baixar a pressão arterial. O seu coração agradece e seu bolso também quando passar a tomar menos remédio!

  1. Melhora a coordenação motora

Andar de bicicleta é uma atividade que pode ser realizada em grupo ou individualmente e é uma delícia! Além disso, ainda contribui para melhorar a sua coordenação motora. Como a atividade envolve todo o corpo (braços, pernas, mãos), ainda faz com que você fique com reflexos mais rápidos;

  1. Auxilia na recuperação de lesões ósseas e artrite

Por ser um exercício de baixo impacto, andar de bike contribuindo para a saúde das articulações, prevenindo quedas e fraturas. É um exercício físico ideal para prevenir osteoartrite e osteoporose.

É claro que nem tudo são flores. Desde o início da pandemia ocorreu um aumento dos preços em geral e com a bicicleta não foi diferente. E não foi só a procura do produto o grande vilão desse aumento, quem também contribuiu para isso foi o aumento do frete marítimo, o câmbio desvalorizado e o custo alto da matéria prima, segundo diretor da Associação Brasileira do setor de bicicletas, Daniel Guth.

Outro ponto a se discutir é falta de respeito dos motoristas, tanto de carro quanto de moto, em relação aos ciclistas. As cidades não foram preparadas para ter ciclovias, pior ainda no interior, para quem gosta de pedalar na cidade.

Nas estradas não é diferente, mas pela pouca experiência que tenho, é menos perigoso, por assim dizer, que nas vias urbanas. Mas também recai no mesmo problema, ou até pior, já que em certos pontos que nem acostamento tem, ou estão em péssimas condições, afinal, quando se reestrutura o asfalto, “ninguém“ lembra do acostamento que fica cheio de buracos, e se for para pedalar nessas condições, melhor pegar uma trilha.

Alguns integrantes do Pedal Vida na trilha do Rio de Engenho

Trilhas boa para Pedal

Falando em trilha, a região é bem provida de ramais que possibilitam a realização de ótimos pedais com visuais incríveis. Tem a trilha do Cafezal, do Pitú, do mamão, Trilha serrado, Trilha ladeira de Deus, Trila do Soldado, Trilha do Pirulito, Trilha Rio do Braço, Trilha Fazenda Renascer, e muitas outras, é só escolher.

Bom, tentei resumir os principais benefícios de andar de bike, motivos de sobra para que comece agora a pedalar. Se não tiver uma bicicleta, faz uma pesquisa de preço, de tipos de bicicleta para modalidades diferentes como asfalto e trilha, até comprar uma usada tá valendo, o que não pode é ficar parado.

Informações site Metlife, saúde e bem-estar

* Administradora, articulista, aspirante de ciclista.