Para quem viaja muito para Salvador e cidades que passam pela BR 116 como Jequié vai pesar um pouco mais no bolso. Começam a valer a partir de sexta-feira (20) as novas tarifas de pedágio das BRs 116 e 324, administradas pela ViaBahia. Anteriormente, a assessoria da concessionária ViaBahia, que administra as rodovias, informou que os novos valores iriam entrar em vigor na quinta-feira (19), mas devido à questões de logística interna e sistema, a data foi alterada.
A recomposição do valor aconteceu após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (11).
Apesar do pedágio servir para melhoramento das condições e manutenção das estradas, as reclamações quanto ao retorno do que pago no pedágio não das melhores. Vale lembrar que já pagamos impostos para manutenção das estradas e um deles vem embutido na gasolina, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) que arrecada bilhões, mais ainda depois do aumento absurdo do combustível, mas e o que realmente é utilizado para melhorar as rodovias federais chega a ser desmotivador.
No ato judicial, o presidente do STJ, Humberto Eustáquio Soares Martins, suspendeu a decisão favorável à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que permitia a redução do valor do pedágio.
Por meio de nota, a ANTT informou que vai analisar o teor da decisão quando for notificada e irá se manifestar perante o Tribunal.
Foto: Arestides Baptista/Agência A Tarde/AE