Olho no óleo
Eis uma questão importante, que no entanto só recentemente tem sido abordada com mais ênfase: o que fazer com aquele óleo usado na fritura de alimentos como carne, ovos, batatas fritas, pastel e acarajé? Provavelmente você faz o mesmo que a grande maioria das pessoas: dispensa na própria pia, durante a lavagem dos pratos, panelas e talheres.
O problema é que o óleo liberado desta maneira causa vários problemas, desde o entupimento da canalização até o principal: é dispersado para o rio mais próximo – no caso de Itabuna, o Rio Cachoeira.
Esse comportamento causa vários problemas ambientais: mata peixes, estraga a vegetação e deixa a água com uma densidade nociva à vida. Um único litro de óleo que descartamos no sistema de esgoto, acaba se espalhando e contaminando 10 mil litros de água. Essa quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos!
Mas medidas começam a ser tomadas para evitar essa verdadeira tragédia, inclusive em Itabuna. A EMASA (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), em parceria com a empresa Reoba, de reciclagem de óleo, lançou uma campanha de recolhimento desse tipo de resíduo, chamada OLHO NO ÓLEO. Para isso, foram criados vários pontos de coleta (localizados em diversos bairros da cidade). Também foi lançada uma revista de passatempos com distribuição gratuita, está sendo feita divulgação diária na Internet e existe até mesmo um carro coletor, que percorre as ruas coletando em domicílio. E com uma atração extra: cada 3 litros de óleo podem ser trocados por material de limpeza!
Informações mais detalhadas podem ser encontradas no site oficial da EMASA:
Site Oficial: www.emasaitabuna.com.br
Instagram: www.instagram.com.br/emasaitabuna
Facebook: www.facebook.com/emasaitabuna
Nesses locais são informados os endereços dos postos de coleta e os dias em que o carro coletor passa em cada bairro.