Uma nova remessa com doses de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Núcleo Regional de Saúde Sul na manhã desta sexta-feira (23). No total, foram 21.020 doses produzidas pela Fiocruz/Astrazeneca/Oxford (1ª dose) e 11.430 doses pelo Butantan/Sinovac (2ª dose). Com esta nova carga, a NRS Sul chega ao total de 253.519 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas.
Os imunizantes que chegaram hoje começarão a ser enviados para os municípios por via terrestre contando com a escolta da Polícia Militar , após conferência da equipe técnica de Imunização do Núcleo. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da Saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.
De acordo com a gerente do NRS Sul, Domilene Borges, “esta nova remessa dará possibilidade para que continuem sendo imunizados os idosos acima de 60 anos, de forma escalonada, profissionais de saúde, população quilombola, pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise, profissionais das forças de segurança e trabalhadores da educação com 55 anos ou mais”.
“Os municípios que conseguiram concluir a vacinação dos idosos também podem começar a aplicar as doses na população com comorbidades. A cada nova remessa recebida, temos a esperança renovada e a certeza de que vamos superar esse momento difícil para todos os baianos”, destaca Domilene.
A Bahia vem se destacando pela logística para distribuição das vacinas aos municípios num espaço de tempo de até 12 horas após a chegada em Salvador, além de estar entre os estados que mais vacinam no Brasil. “Tudo isso é fruto de um trabalho árduo e eficiente para garantir que nossa população receba a dose no menor espaço de tempo possível”, finaliza Domilene Borges.