O bairro Nova Califórnia recebeu nesta quinta-feira, dia 26, o Mutirão de Combate ao Aedes aegypti executado pela Prefeitura de Itabuna por meio de uma força-tarefa que conta com o envolvimento de várias secretarias municipais. A iniciativa é encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta sexta-feira, também entre as 8 e 13 horas, a ação continua.
Conta com o apoio das secretarias de Infraestrutura e Urbanismo, por meio do Departamento de Limpeza Pública, e Transportes e Trânsito (SETTRAN) e Segurança e Ordem Pública (SESOP), através da Guarda Civil Municipal. Hoje, primeiro dia no bairro, ações educativas e de conscientização, além de prevenção e tratamento foram realizadas pelos agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde.
Além disso, houve a limpeza de ruas e terrenos com a remoção de lixo e entulhos por meio da operação bota-fora. Os moradores também são orientados a retirar todo tipo de entulho dos quintais para que a equipe da limpeza pública da Prefeitura faça a destinação adequada para o aterro sanitário.
A coordenadora da Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro, frisa que até agora o trabalho tem sido intenso. “Encontramos muitos focos do Aedes aegypti. A população precisa ter consciência de que ela é muito importante nesse processo. Se todos colaborarem com a limpeza de suas casas, com a ação da Prefeitura vamos acabar com a proliferação do mosquito”, afirmou.
O diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, informa que somente no Nova Califórnia, as equipes deixaram cinco pontos viciados de entulhos limpos. “Vamos intensificar a fiscalização para que a população não volte a descartar lixo e entulho em locais inapropriados”, comentou.
O mais recente boletim divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde aponta que de Itabuna tem 2.123 notificações, sendo 1.200 casos de dengue, 133 de chikungunya e 17 de zika.
Em paralelo ao Mutirão de Combate ao Aedes aegypti, carros fumacê disponibilizados pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) estão circulando pelos bairros com maior incidência de notificações de arboviroses e de infestação predial.