Um chuva tímida iniciou em torno das 2h da madrugada. Depois das 3h os raios e trovões adornaram o céu de Itabuna e Ilhéus e só foi parar já com o dia amanhecendo. O tempo começou a abrir neste domingo, 19, lá pelas 11h e segue firme para a maior parte do domingo.
Segundo o site Ilhéus Eventos, o som repetitivo foi tão elevado que disparou alarmes de carros na terra da Gabriela.
Os trovões são fenômenos sonoros gerados pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. Os sons dos trovões ocorrem em razão do aquecimento brusco e a rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através de som, denominado de trovão.
Embora o som ensurdecedor de um trovão assuste a maioria das pessoas, em geral ele é inofensivo. Contudo, o deslocamento de ar pode derrubar uma pessoa que esteja muito perto do local de incidência do raio, podendo até causar sua morte.
O relâmpago é a luz proveniente da forte descarga elétrica que ocorre entre duas nuvens carregadas com grande energia ou entre uma nuvem e o solo.
Já os raios. são descargas atmosféricas que podem chegar a 100 milhões de volts e temperaturas de até 30.000 ºC, que causam acidentes graves. Nos locais onde não existem para-raios, a energia provocada pelo fenômeno natural pode atingir antenas e cercas elétricas, por isso recomenda-se que aparelhos não estejam ligados no momento da tempestade.