Agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde, além de funcionários da Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo chegam nesta terça-feira, dia 21, ao Bairro João Soares. Antes, às 8 horas, se concentram em frente ao Colégio Sesquicentenário (CISO), na Rua Francisco Ferreira da Silva.
Depois, partem para o bairro onde acontece um Mutirão de Combate à Dengue, das 8 às 13 horas. A expectativa é de que todos os imóveis, residenciais e não residenciais, além de terrenos, sejam vistoriados. Por isso, a recomendação é que lixo e entulhos de quintais sejam removidos no bota-fora, com o recolhimento pela Limpeza Pública.
As equipes farão a fiscalização nos domicílios e vão orientar os moradores a tampar ou remover objetos que possam acumular água e favorecer a proliferação do mosquito no interior de suas residências. Como é de praxe, todos os moradores também serão orientados sobre os cuidados necessários para evitar criadouros do mosquito.
Haverá a pulverização de todo o bairro com inseticida, além do uso de larvicida em terrenos baldios para eliminação de criadouros do Aedes aegypti em pontos estratégicos. Também haverá tratamento focal e perifocal.
A colaboração dos moradores é fundamental para o êxito do Mutirão, que será coordenado pela Divisão de Vigilância em Saúde. As equipes também farão a roçagem de locais com muita vegetação enquanto a equipe de Educação em Saúde distribuirá panfletos.
Funcionários da Vigilância caracterizados de mosquito vão transmitir informações de forma lúdica para envolver as crianças e adolescentes no trabalho educativo e de conscientização das famílias.
O Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti é iniciativa da Prefeitura de Itabuna, por meio dos departamentos de Vigilância da Saúde e das divisões de Vigilância Epidemiológica e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.
A ação tem assegurado a queda dos índices de infestação predial, tendo a cidade deixado a fase epidêmica estando agora no alerta laranja. Por isso, é fundamental o engajamento das pessoas na luta contra a proliferação de larvas do mosquito causador de arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus.