Pelo terceiro dia consecutivo, a Prefeitura de Itabuna realizou hoje, dia 14, Mutirão de Combate ao mosquito Aedes Aegypti no Pontalzinho. Durante a ação foram recolhidas oito caçambas de lixo e entulhos depositados nas ruas pelos moradores que, além de abraçar a camisa, participaram do bota-fora.
Os bairros que apresentam os maiores focos do vetor e casos das arboviroses – dengue, zika e chikungunya tiveram nesta, a visita de equipes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde no trabalho educativo, preventivo e de tratamento no Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Eles já estiveram em Novo Horizonte e Santo Antônio.
A comerciante Sônia Abreu Dutra convidou a equipe da saúde para mostrar os cuidados que tem tomado em sua casa para reforçar as ações de combate ao mosquito. Do mesmo modo a professora de Ciências Mônica Maia que disse se preocupa com a prevenção tanto em casa como na escola. “Confeccionei um bloquinho informativo para distribuir para meus alunos. A situação exige uma atenção de todos”, conta.
A juíza aposentada Lícia Mesquita, moradora da Rua União Operária, também adota os cuidados necessários para manter sua casa livre do Aedes aegypti. “Mas, infelizmente tem um imóvel fechado no fundo da minha casa que me deixa apreensiva”, revelou.
O Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo também marcou presença dando a sua contribuição para a Campanha Bota Fora. “A população está sendo muito parceira. Está retirando todo lixo e entulho acumulado nos quintais e terrenos baldios,” comentou o diretor de Limpeza Público, Lázaro Pellegrini. Segundo ele, “somente ontem, no Santo Antônio, recolhemos oito caçambas com entulho, e na quarta-feira, 11, no Novo Horizonte, foram dez caçambas”.