Moradores de Maraú, no sul da Bahia, fizeram um protesto no início da manhã desta sexta-feira (10) e interditaram um trecho da BR-030 que liga o município à cidade de Ubaitaba. O grupo reclama das más condições da pista e pede uma obra de recuperação.
Os manifestantes usaram pneus e pedaços de madeira para bloquear os dois sentidos da via, que ficou interditada até depois das 10h. Apenas ambulâncias e viaturas estavam autorizadas a passar pelo bloqueio. Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou o ato e negociou a liberação da pista.
O grupo se queixa dos buracos formados por casa das chuvas que atingiram a região no fim do ano passado, e dizem que há crateras no entroncamento entre a rodovia e a BR-101, próximo ao local onde fizeram o protesto.
Por causa dos danos na pista, aumentou o índice de acidentes e o número de veículos danificados por causa da buraqueira, conforme os moradores. Além disso, eles também afirmam que estudantes são prejudicados, pois a situação afeta o transporte escolar.
Há dois meses o edital de licitação para pavimentação da estrada foi publicado, mas nenhuma empresa foi selecionada. Segundo a prefeitura de Maraú, um novo edital será lançado ainda este mês para contratar a construtora responsável pela obra. Informações G1 BA.