Luva de Pedreiro: especialistas explicam como paixão pelo futebol e carisma foram cruciais para o sucesso

O baiano Iran Ferreira, conhecido como Luva de Pedreiro, conquistou milhares de fãs e se tornou um sucesso nas redes sociais após seus vídeos, marcados pelo bordão ‘receba’, viralizarem. Com luvas de operário, o jovem de 20 anos gravava as imagens em um campo de várzea, na cidade de Quijingue, no interior da Bahia.

Mesmo com a carreira de influenciador digital em ascensão, na terça-feira (13) o jovem apagou todos os vídeos e informou que voltaria a ter uma vida normal, longe dos holofotes. Mas o que tornou Luva um fenômeno nas redes sociais? O que o fez ser conhecido dentro e fora do Brasil?

O bordão não era repetido à toa nos vídeos de Luva de Pedreiro. Ele se tornou uma marca registrada do influenciador, sendo repetido, inclusive, pelo filho de Cristiano Ronaldo, o português que joga no Manchester United, na Inglaterra, e é um dos maiores atacantes da atualidade.

“O ‘receba’ faz com que o influenciador seja facilmente lembrado, facilmente reproduzido e acaba virando uma ferramenta de entretenimento. Dentro do meio digital, ter um bordão, sem sombra de dúvidas, também ajuda a crescer”, explicou Priscila.

O professor Antônio Netto diz que o fato dos vídeos e do bordão ter caído nas graças dos jogadores de futebol, contribuiu para o sucesso do baiano.

“Quando ele cai nas graças dos jogadores de futebol, em especial Neymar, ele acaba conseguindo a conquista de uma audiência muito grande. E aí ele atinge outro fator, que é o elemento de espelho, de representatividade”, disse.

 

Luva de Pedreiro e Neymar — Foto: Redes sociais

Luva de Pedreiro e Neymar — Foto: Redes sociais

Para o professor de marketing digital, o futebol já é um esporte que tem um caráter de transformação social. Ver Luva de Pedreiro, um jovem humilde do interior da Bahia, reconhecido por celebridades brasileiras e até mundiais por um conteúdo relacionado ao esporte, é um espelho para os jovens que vêm da mesma realidade e buscam uma ascensão social.

“Ele trouxe isso no mercado da influência digital, de poder ganhar dinheiro jogando bola e se divertindo, enquanto tem a possibilidade de ficar famoso, fechar contratos, ter clientes”, afirmou.

A especialista em marketing Priscila Vitório concorda com a observação do professor. Para ela, a jornada de Luva de Pedreiro lembra a de diversos jogadores de futebol reconhecidos no Brasil e no mundo, que também são inspiração para muitos jovens.

“A jornada de quase todo jogador de futebol começa no primeiro vídeo de Luva de Pedreiro, na escassez, na dificuldade”.

“O futebol é uma língua universal, você não precisa falar o mesmo idioma para entender a jornada de um jogador. A história de Luva é parecida com a de craques que nasceram em países diferentes”, analisou.

Casa em que Luva de Pedreiro vive atualmente, em Pernambuco — Foto: Reprodução/Instagram

Casa em que Luva de Pedreiro vive atualmente, em Pernambuco — Foto: Reprodução/Instagram

Para Priscila, a paixão pelo esporte, o carisma, a criatividade e a representatividade fizeram com que o influenciador atingisse os principais ‘stakeholders’, ou seja, as partes interessadas no conteúdo que ele produzia.

“Ele conseguiu atingir os jovens que também gostavam de futebol. Depois que ele se torna famoso, ele passou a inspirar esses jovens que também querem ser influenciadores e mudar de vida. No próximo passo, ele chegou nos jogadores de futebol, que se identificaram com a história dele. E por último, ele atingiu as marcas, que o contrataram para publicidades por causa de seus números. Ele foi o motor de uma grande engrenagem que é o marketing de influencia”, finalizou.

Seguidores e polêmica

O influenciador de 20 anos conquistou fãs dentro e fora do Brasil, se encontrou com o jogador Neymar e assinou contrato milionário com a empresa de material esportivo Adidas. A simplicidade do cenário e o carisma de Iran o fizeram acumular 18,4 milhões de seguidores no Instagram e mais 19,5 milhões no TikTok.

Nos últimos meses, Luva enfrentou polêmicas relacionados a seu ex-empresário. O caso foi a público no dia 19 de junho, após o jovem baiano anunciar uma pausa na gravação de vídeos, e fez com que o empresário, na época responsável por sua carreira, viesse a público para explicar contratos de publicidade que ainda não haviam sido pagos ao influenciador.

Após a polêmica, o ex-jogador de futsal Falcão, anunciou no dia 28 de junho, que começaria a agenciar a carreira do influenciador.

Apesar do período difícil, na ocasião o influenciador recebeu o carinho e apoio dos milhares de fãs presencialmente e através das redes sociais.

Foto: Reprodução/Instagram