Limpeza no canal do Santo Antônio evita invasão das casas pelas águas das chuvas

Os serviços de limpeza e canalização do esgoto que estão sendo realizados no canal de macrodrenagem do bairro Santo Antônio já apresentam os primeiros efeitos positivos. As últimas chuvas que caíram sobre a cidade de Itabuna, uma média de 35 mm, segundo os institutos de meteorologia, não causaram os transtornos pelos quais os moradores das ruas Santos Dumont e José Bonifácio sempre passavam quando chovia.

Até agora, foram retirados quase 2.000 m³ de detritos do leito do canal, devolvendo às águas o curso natural. O acúmulo de sedimentos e detritos lançados por alguns moradores e pela própria água da chuva para dentro da calha contribuía para assorear o canal.

Moradora da rua José Bonifácio há 40 anos, a dona de casa Rosângela Santos, se disse contente com os resultados do trabalho executados pela Emasa e Prefeitura de Itabuna. “O serviço está surtindo efeito. Agora, as águas estão correndo com tranquilidade. A gente aqui não podia ter um sofá ou um guarda-roupas. Agora, estou esperançosa”, comemora.

Para o aposentado José Ubaldino, desde 1975 morador da localidade, afirma que já viu muitas casas serem invadidas pela água e esgoto em tempos de fortes chuvas. “Acredito que a coisa agora vai, já que as chuvas dos últimos dias serviram de teste. Antes, qualquer chuvinha invadia as casas, era um transtorno”, atesta.
O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, assegura que com a conclusão dos serviços e a canalização de todo o esgoto que é lançado no canal, a qualidade de vida das pessoas que moram nas ruas Santos Dumont e José Bonifácio, vai melhorar ainda mais.

“Os resultados do trabalho começam a aparecer. Fico muito feliz, pois o prefeito Augusto Castro, nos tem cobrado e é nossa obrigação oferecer um serviço de qualidade para todas as pessoas de nossa cidade”, garante Mendes Filho.
O canal de macrodrenagem do bairro Santo Antônio tem pouco mais de 1,5 quilômetros de extensão. Depois do serviço de limpeza, serão implantados tubulações interceptoras com poço de visita para receber o esgoto nas duas margens, deixando o canal livre para a drenagem pluvial.