Apoio: A iniciativa foi promovida para mulheres do Quilombo do Barro Preto, em Jequié, que aprenderam a identificar as diversas formas de violência e a rede de apoio.
Policiais da Operação Ronda Maria da Penha (OPRMP) promoveram, na tarde desta quarta-feira (14), na comunidade quilombola do Barro Preto (ABEQUI), cidade de Jequié, uma edição do projeto ‘Ciranda com a Ronda’. A ação deve ser levada para outras localidades das zonas rural e urbana da cidade.
De acordo com a gestora da OPRMP/Jequié, tenente Patrícia de Oliveira Batista, a iniciativa visa trabalhar o enfrentamento à violência contra mulheres quilombolas e da zona rural. “A cada evento teremos um grupo de mulheres diferentes para que consigamos atingir o maior quantitativo de mulheres”, contou a policial.
Os policiais utilizaram o jogo do espelho, instrumento lúdico para ajudar as mulheres a conhecerem e identificarem todas as formas de violência e, nos casos em que vivem alguma forma de abuso, reconheçam a si ou a outras como vítimas. Todas as participantes recebem orientações de como solicitar ajuda ou ajudar outras vítimas.
“A intenção em atingir mulheres da zona rural porque elas têm menos acesso à informação, à rede de apoio por morar em local distante”, explicou a oficial.