A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na manhã desta sexta-feira(26) a vacinação dos membros das comunidades quilombolas. A primeira comunidade beneficiada com a vacina foi o quilombo urbano Porto de Trás. E na próxima segunda-feira será a vez da vacinação na comunidade do João Rodrigues.
A relação de comunidades quilombolas que serão vacinadas com o cronograma de visitas da equipe de vacinação vai depender da entrega da lista de cadastrados por parte das associações. Em Itacaré existem atualmente seis comunidades reconhecidas como quilombola pela Fundação Palmares.
Paralelo a esse trabalho, a Prefeitura de Itacaré também está realizando a vacinação dos idosos acima de 68 anos e os pacientes que fazem tratamento de hemodiálise. Para isso os idosos acima de 68 anos devem se dirigir aos stands de vacinação montados pela Prefeitura na Praça São Miguel, na sede, e na praça principal do distrito de Taboquinhas para fazer o cadastro e já tomar a vacina contra o Covid-19. Os estandes funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas. Para se cadastrar e ser vacinado é preciso que o idoso nessa faixa etária apresente o Cartão do SUS, RG, cartão de vacinação e comprovante de residência.
Os pacientes que fazem hemodiálise podem se dirigir aos estandes de vacinação, pois a lista com o cadastro já se encontra no local. E como parte de mais ação da Prefeitura para garantir um número maior de pacientes vacinados, serão colocados neste sábado pontos extras de vacinação nas feiras de Itacaré e do distrito de Taboquinhas. Mas é necessário que as pessoas estejam com o cartão do SUS e o RG.
O prefeito Antônio de Anízio ressaltou a importância dos idosos acima de 68 anos, quilombolas e pacientes que fazem hemodiálise procurarem imediatamente as unidades de saúde. “As vacinas já estão disponíveis para esse público alvo, mas vamos avançar ainda mais. Para isso é preciso que os idosos procurem imediatamente as unidades de saúde para o cadastro e compareçam aos stands para a vacinação”, ressaltou o prefeito.