O número de casos nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Ipiaú, dados da Secretaria de Saúde do Estado, a SESAB, vem crescendo exponencialmente nos últimos dias. Ilhéus com 92 pessoas contaminadas conseguiu ultrapassar Feira de Santana que está com 61 casos confirmados e que foi a primeira cidade do Estado a notificar o caso de coronavírus enquanto Itabuna que registrou 74 contaminados também superou o número de casos do maior município da Bahia.
Já Ipiaú registrou até o momento 16 casos confirmados, mas vale lembrar que o município tem pouco mais de 47 mil habitantes, diferente de Ilhéus com quase 150 mil e Itabuna que tem quase 200 mil habitantes. As autoridades estaduais e municipais de saúde estão em alerta para esta região, até porque o número de vagas de UTI’s no SUS é muito abaixo do ideal para atender o que se espera habitantes com o Covid-19.
Outro fator a se observar, é o tempo que o paciente em estado grave permanece na UTI, que é de 15 a 20 dias, e depois, ainda tem que ficar internado por um tempo em leitos normais para então voltar para casa e terminar recuperação. Com esse período extenso nas unidades de terapia intensiva, a equipe de saúde fica preocupada com outros casos como AVC, acidentes de carro ou domésticos que venham a precisar de atenção especial e não poderão ser atendidos porque estarão todos ocupados por pacientes com Covid-19.
Nos últimos dias pode-se observar que para a população ir ao supermercado virou entretenimento buscando ter um motivo plausível para sair de casa. Então o apelo é esse, fique em casa, só saia por algo extremamente necessário e sendo um familiar apenas para ir ao supermercado, farmácia, feiras livres, entre outros. Vários familiares que perderam seus entes queridos relatam o quão voraz é esta doença, ficando aqui uma reflexão de que isso não só acontece com o vizinho.