O setor de Imunização da secretaria de saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau) informou que em dois dias de vacinação 2.319 idosos com mais de 80 anos foram imunizados contra a Covid-19. No dia 25 de janeiro, segunda-feira (25), 1004 pessoas desse público foram vacinadas, enquanto que na terça-feira (26), 1.315 pessoas com mais de 80 anos receberam a vacina.
Até o momento, a Sesau imunizou 1.706 trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, 585 indígenas e 113 idosos abrigados e pacientes acamados, cadastrados no Programa Melhor Em Casa. Um total de 4.728 pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Ilhéus.
Apesar da denúncias de filas enormes enfrentadas por idosos devido a poucos locais de vacinação e uma população grande para aquele local específico de vacinação, o problema já foi resolvido com a abertura de novos pontos para aplicação da vacina contra a Covid-19.
“O prefeito Mário Alexandre recomendou que sigamos todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Sesab [Secretaria da Saúde do Estado da Bahia], priorizando a população de risco, que nesta primeira fase compreende os trabalhadores da linha de frente contra o coronavírus, a população indígena, os idosos abrigados, idosos com mais de 80 anos e acamados. Estamos atentos para que não haja fura-fila, a fim de que a população tenha o seu direito respeitado, conforme o plano municipal de imunização”, destacou o titular da Saúde, Geraldo Magela.
O novo lote contendo 1.090 vacinas de Oxford que Ilhéus recebeu do Núcleo Regional de Saúde Sul (NRS) Sul vai atender os profissionais da saúde no combate ao coronavírus, idosos acamados e do Programa Melhor em Casa, informou Magela.