Foram cerca de 730 dias – ou dois anos – sem ouvir (ao vivo) o tilintar do triângulo, o som da nossa querida sanfona e a marcação da zabumba na nossa mais tradicional festa, o São João, que em virtude da pandemia do Covid-19, ficou suspensa por conta do distanciamento social, mas a vacina chegou, o povo – em sua grande maioria – se vacinou, os números de infectados caíram, e com o aval da Secretaria de Saúde do Estado o São João finalmente voltou!
O tradicional São João nos bairros e distritos de Ibicaraí voltou a acontecer de quinta-feira, 23, a domingo, 26, nos bairros Duque de Caxias e Agripino Monteiro (Bairro Novo) e nos distritos da Vila Emílio Izabel e Cajueiro. A festa foi realizada pela comunidade de cada localidade e contou com o apoio da Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que deu todo o suporte de palcos, bandas e sonorização.
A festa durou quatro dias em um clima de paz, harmonia, descontração, animação e muito licor e forró, comandados pelos músicos Kinho Lemos, Jackson Souza, Murilo Macedo, Enderson Lima, Euclides, Robinho Estilizado, Amarildo, Guiga Love, Foguinho o Rei da Fuleragem, Tatu da Salomeia, além das participações de Narainã e Olivério Leal e a sonorização eletrônica de Gleidson, DJ Josuel e diversos paredões, que se revezaram pelos bairros e distritos durante os dias de festa.
“Graças a Deus tudo ocorreu bem, em clima de paz. Contamos com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Civil e Militar, que nos deram todo o apoio necessário. A comunidade colaborou com as ornamentações, que ficaram bonitas e a prefeitura deu o suporte de palco, bandas e sonorização. Já é tradição em Ibicaraí o nosso São João nos bairros e distritos. Por causa da pandemia não comemoramos nos últimos dois anos e esse ano a prefeita Monalisa Tavares pediu que a Secretaria de Cultura estivesse presente e colaborasse com a festa. Preciso destacar o apoio dos vereadores Alam, no Bairro Novo, Silvana, no Duque de Caxias, Edy, na Vila e Jonathas, no Cajueiro”, disse o Secretário de Cultura Olivério Leal.