Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, registra 100% dos leitos de UTI pediátricas ocupados com síndromes respiratórias

O Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, no sul da Bahia, registrou 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica ocupados. Segundo a direção da unidade, o resultado é um reflexo do aumento de casos de doenças respiratórias.

A UTI infantil da unidade atende crianças de 29 dias de vida até 14 anos. No total, o hospital tem 10 leitos, sete para pacientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e três para atendimentos particulares e de planos de saúde.

Durante o período de baixas temperaturas, o Hospital Manoel Novaes costuma registrar 100% dos leitos infantis ocupados. A lotação constante é reflexo do aumento dos casos de doenças respiratórias.

Uma das principais é a bronquiolite, uma doença que atinge as vias aéreas de crianças com até 2 anos.

“A demanda aumenta nessa época, porque a temperatura baixou. As doenças respiratórias estão nas sazonalidades delas”, afirmou a diretora técnica do Manoel Novaes, Fabiane Chávez.

O hospital recebe pacientes regulados aqui da região sul, extremo sul e do sudoeste do estado. A demanda é grande para a quantidade de leitos disponíveis.

Na semana passada, quatro crianças com problemas respiratórios chegaram a ficar na lista de espera por uma vaga. Um dos casos foi o do menino Theodoro.