Ao completar um mês de operação na última sexta-feira (30), o Hospital de Campanha de Itabuna, que é dedicado ao atendimento a pacientes com o diagnóstico do coronavírus (Covid-19), atendeu 100 pacientes, sendo 44 em leitos de UTI.
O presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, que é o responsável pela gestão da unidade anexa ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, afirma que “a decisão do prefeito Augusto Castro de implantar um hospital de campanha com 40 leitos foi fundamental para salvar vidas, ampliando a oferta de vagas na região e reduzindo a pressão no sistema de saúde”, ressalta.
O sistema de monitoramento de leitos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) aponta que a região Sul possui 415 leitos entre clínicos e de UTI, exclusivos para pacientes com a Covid-19, distribuídos nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Jequié, Camacan e Valença. Os interessados podem acessar o link.
Com a experiência de administrar cerca de 500 leitos, sendo 264 dedicados a Covid-19 nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Barra, Seabra, Simões Filho, Itabuna e Senhor do Bonfim, a Fundação Fabamed também busca momentos para acalentar o coração dos pacientes com música.
A enfermeira Sarah Nascimento, que atua na enfermaria do Hospital de Campanha de Itabuna, canta junto com o paciente Alan Silva Oliveira, 38 anos, que ficou internado na UTI e após a melhoria do quadro clínico, foi transferido para a enfermaria.
Na avaliação do médico e diretor do Hospital de Campanha, Eric Ettinger Jr, “aqui temos todas as condições de prestar um atendimento de alta qualidade, pois foi montada uma estrutura moderna e tecnológica e temos uma equipe especializada em cuidados intensivos, com vistas a plena recuperação dos pacientes”, destaca.