O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), é considerado um dos mais importantes equipamentos de saúde do interior da Bahia. No primeiro semestre, registrou 33.895 atendimentos de urgência e emergência, ambulatoriais eletivos, internações e de imagens.
Dos 57 hospitais da macrorregião sul, figurou no ranking entre os 10 com maior produção e o 1º ao considerar o perfil epidemiológico e a característica de ser municipal.
No semestre, contemplou com atendimento 142 municípios baianos e outros municípios de 12 estados diferentes: GO, SP, MG, ES, PE, TO, RJ, RO, AM, PA, MA e CE.
A maioria dos casos relativos a outros estados foi decorrentes de acidentes automobilísticos, ocorridos nas duas principais rodovias que cortam a cidade: BR-101 e a BR 415.
Na unidade hospitalar, também foram realizadas 1.578 cirurgias, entre eletivas e de urgência, nas especialidades de ortopedia, neurologia, vascular, bucomaxilo e cirurgia geral.
Vale destacar, que para o financiamento do Hospital de Base há aporte mensal de R$2.241.943,30 em recursos próprios da Prefeitura de Itabuna, fato considerado inédito nos 23 anos de existência do HBLEM. Até então, a instituição era mantida apenas com recursos do Governo Federal.
“Temos uma atenção toda especial com a saúde pública, anualmente investimos cerca de R$ 27 milhões no Hospital de Base. Além disso, conseguimos junto ao governador Rui Costa, a ampliação da nossa unidade hospitalar, que vai ganhar um novo anexo para humanizar ainda mais o atendimento a pacientes de Itabuna e região”, destaca o prefeito Augusto Castro (PSD).
“Reconhecemos o empenho do prefeito Augusto Castro, que destinou recursos próprios do Governo Municipal para garantir a manutenção e os serviços do Hospital de Base, fortalecendo a saúde de Itabuna, que foi responsável por mais de 80% dos atendimentos no semestre”, comentou o presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr.
Considerado um hospital do povo, o Hospital de Base de Itabuna é destaque na esfera municipal do estado da Bahia. Possui atendimento 100% SUS, sem distinções, oferece serviços para mais de 20 especialidades médicas e é referência nas áreas de ortopedia e traumatologia no sul baiano.