Governo do Estado envia 692 mil máscaras para a capital e interior

Além das máscaras, foram enviados 14 mil protetores faciais de acrílico para Núcleos Regionais de Saúde e municípios

O Governo do Estado enviou, nesta sexta-feira (11), 692 mil máscaras de tecido e de TNT para 113 municípios de 25 Territórios de Identidade. A ação faz parte da força tarefa coordenada pelas secretarias do Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SDE) e Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA), e visa fortalecer a segurança sanitária do território baiano contra o avanço da pandemia do coronavírus. Além das máscaras, foram enviados 14 mil protetores faciais de acrílico para todos os Núcleos Regionais de Saúde (NRS) e 32 municípios.

“Desde o começo da pandemia, o Governo da Bahia iniciou a distribuição de máscaras de tecido e de TNT para todo o território baiano. Esta luta permanece, porque a pandemia continua e não vamos baixar a guarda. A população, além de usar as máscaras, precisa exercitar o distanciamento social, fazer uso constante do álcool e lavar sempre as mãos”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. As máscaras foram adquiridas junto a 603 associações, cooperativas e empresas habilitadas para a produção de mais de 12 milhões de unidades, gerando renda em toda a Bahia.

Em Salvador, 20 mil máscaras serão distribuídas no Centro de Abastecimento da Bahia (Ceasa), Mercado do Rio Vermelho e feiras de Paripe, Sete Portas e Ogunjá, além das estações do metrô e rodoviária. Também no Território de Identidade Metropolitano de Salvador, 32.500 máscaras foram encaminhadas para Lauro de Freitas, Candeias, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Dias d’Ávila. Além disso, quatro hospitais públicos localizados em Salvador receberam quatro mil litros de água mineral.

Para o território Litoral Norte e Agreste Baiano, 15 mil máscaras foram para Alagoinhas, Araçás e Aporá. Para o Portal do Sertão, foram 47 mil unidades para Feira De Santana, Conceição Do Jacuípe, Amélia Rodrigues, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos e Coração de Maria. Já para o Recôncavo, 47 mil máscaras foram enviadas para Vale do Jiquiriçá, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, São Felipe, Conceição do Almeida, Muniz Ferreira, Muritiba, Maragogipe, Dom Macedo Costa e Nazaré.

No Vale do Jiquiriçá, os municípios de Maracás, Elísio Medrado e Amargosa receberam 13 mil máscaras. Já no Baixo Sul, os municípios de Valença e Cairú receberam 8 mil unidades. No Litoral Sul, os municípios de Ilhéus, Itabuna, Ibicaraí e Canavieiras recepcionaram 32 mil unidades.

Para o território da Costa do Descobrimento, 15 mil máscaras foram destinadas a Eunápolis, Porto Seguro e Guaratinga. Já para o Extremo Sul, 34 mil unidades foram para Teixeira de Freitas, Caravelas, Itamaraju, Mucuri e Ibirapuã. No território do Sisal, os municípios de Conceição do Coité, Serrinha e Itiúba receberam 20 mil unidades.

Já para o território Médio Rio de Contas, 10 mil unidades foram encaminhadas para Jequié e Itagi. No Sudoeste Baiano, os municípios de Vitória da Conquista, Cordeiros, Piripá, Cândido Sales e Planalto receberam 28 mil unidades. Para o território Médio Sudoeste da Bahia, 14 mil máscaras foram para Itororó e Itapetinga.

Os 14 mil protetores faciais de acrílico foram encaminhados para os NRS do Leste, Nordeste, Centro Leste, Extremo Sul, Sul, Centro Norte, Oeste, Norte e Sudoeste, além dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Feira de Santana, Santo Estêvão, Santo Antônio de Jesus, Nazaré, Amargosa, Valença, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Caravelas, Serrinha, Ipirá, Jacobina, Seabra, Morro do Chapéu, Luís Eduardo Magalhães, Correntina, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Euclides da Cunha, Irecê, Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga.