Terminou neste domingo (24) a décima terceira edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, em Ilhéus.
Iniciado na quinta-feira (21), no Centro de Convenções da Terra da Gabriela, o Chocolat Festival fechou o último dia totalizando 40 mil visitantes, número bastante acima dos 25 mil atraídos pela edição realizada em dezembro de 2021, na retomada das atividades com público presencial em meio à Pandemia da Covid-19.
O festival superou o faturamento com negócios diretos, ultrapassando os R$ 5 milhões. Na edição 2021, a arrecadação chegou aos R$ 4,5 milhões.
Entre as novidades deste ano estiveram os stands com oferta de novos derivados do cacau como nibs, cervejas, chás, cachaças e mel de cacau.
O Chocolat Festival ofereceu aos visitantes uma programação com palestras, debates, rodas de conversa, degustação e aulas de culinária, além de 120 expositores de cerca de 250 marcas.
Outro caráter inovador do evento de 2022 foi a realização da “Feira dos Municípios, que apresentou as peculiaridades da gastronomia e cultura de cidades do Sul da Bahia, como Buerarema, Ibicuí, Ilhéus e Itacaré.
Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são mais de 20 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet.
Foto: Fernanda Oliveira/Agora na Rede