Fernando Gomes encerra campanha com agradecimentos e anunciando planos de governo em comício eletrônico

Ao considerar que time que está dando certo não se mexe, o candidato Fernando Gomes convocou, no terceiro e último comício eletrônico no encerramento da campanha eleitoral a todos os militantes do PTC, Republicanos, Solidariedade, PMN e PSL, que integram a coligação Deixa Fernando Trabalhar, com mais de 140 candidatos à Câmara Municipal, para uma grande mobilização em 15 de novembro, consolidando a sua reeleição e um sexto mandato na prefeitura de Itabuna. Ele também destacou a importância da eleição de uma bancada representativa e que dê sustentação ao seu governo no legislativo.

Ao observar que o encerramento da campanha é um momento de agradecimento, ele agradeceu a cada um dos partidos que integraram a coligação Deixa Fernando Trabalhar, bem como a cada um dos candidatos à Câmara e a cada participante do processo eleitoral. Fernando Gomes destacou a competência do publicitário Barbosa Filho, que comandou uma equipe de marketing integrada por profissionais da região e em especial ao governador Rui Costa, “que foi correto com Itabuna”, a quem considera um grande amigo pessoal.

Parceria

Ele salientou a importância da parceria com o governo do estado, o que permitiu concluir o Teatro Municipal Candinha Dórea e resultou na pavimentação de ruas e avenidas no centro da cidade e nos bairros. Lamentou o boicote às obras de recuperação da Vila Olímpica de Itabuna, mas que agora teve a licitação de R$ 3,4 milhões anunciada agora. Também destacou nesta parceria, o projeto de duplicação da BR 415, trecho Ilhéus-Itabuna cuja autorização foi conseguida agora junto ao TCU e DNIT, com a participação do deputado federal João Carlos Bacelar.
Fernando Gomes lembrou ainda, que embora as eleições sejam realizadas dia 15 de novembro, no dia 16: “o trabalho continua, com a execução de obras programadas até o final desta gestão e que terão continuidade no próximo governo”.

Obras

Ele fez um retrospecto das obras realizadas em cinco mandatos citando entre elas o Teatro Municipal, a Vila Olímpica de Itabuna, o Hospital de Base – que é uma referência de atendimento para pacientes de toda a região e que foi reequipado durante a pandemia de covid-19, com a compra de equipamentos de tomografia, de ressonância magnética e incorporação de mais 30 leitos de terapia intensiva-, o qual será transformado no melhor hospital do interior da Bahia e do Nordeste.

O elenco de obras realizadas inclui ainda passarela sobre o Rio Cachoeira, além de escolas, postos de saúde, requalificação de praças e jardins, inclusive as duas margens do Cachoeira no perímetro central da cidade e investimentos em mobilidade urbana, com pavimentação de ruas e avenidas, beneficiando a mais de 30 bairros na atual gestão.

O candidato à reeleição anunciou a aquisição de mais uma usina asfáltica a terceira a ser instalada na cidade, o que vai permitir num prazo de 18 meses, à pavimentação de todos bairros da cidade. Anunciou ainda como metas de governo a construção de uma nova ponte sobre o Cachoeira, com quatro pistas sobre o rio Cachoeira e gestões junto ao DNIT, em Brasília para a ligação da BR 101 à BR 415, passando pelo Hospital de Base até a Urbis IV e a construção de uma nova passarela ligando a Mangabinha ao Banco Raso. O programa contempla ainda melhorias no sistema de abastecimento de água e de tratamento de esgotos para despoluição do rio Cachoeira.

Problemas

Ele lamentou os problemas enfrentados nesta gestão, que herdou uma dívida de R$ 118 milhões deixada pelos seus dois antecessores (Azevedo e Vane), o que impediu o acesso a convênios e recursos a fundo perdido do estado e da União: “um problema que espero resolver na próxima gestão, com a renegociação de um prazo de 240 meses para pagamento da divida, adequando-a à capacidade financeira do município”. Também fez um relato das dificuldades e ações no enfrentamento da covid-19 em Itabuna, que paralisou o comércio e as atividades produtivas por quase quatro meses.

Ao observar que o voto é coisa séria, ele alertou para a sua importância no processo eleitoral, pois, segundo Fernando Gomes, “Itabuna é uma cidade complexa e com sérios problemas, como a maioria das cidades de médio porte do país. Não nasci para mentir, mas para falar a verdade, doa a quem doer, mas Deus me deu inteligência para administrar. Agora é um momento importante, porque nesta campanha o povo ouviu muita lorota e mentiras, mas vai saber distinguir quem trabalha e que tem propostas para Itabuna.”

Emprego e renda

O candidato à reeleição lembrou que trouxe para Itabuna empreendimentos para geração de emprego e renda, como também tornou Itabuna uma Cidade Universitária, ao defender o curso de medicina e a institucionalização da Uesc, bem como ao criar facilidade para implantação da FTC em Itabuna e também a Faculdade Santo Agostinho, trazendo para Itabuna mais um curso de medicina.

No comício eletrônico falaram ainda o candidato a vice-prefeito Son Gomes, destacando que a história de Itabuna se confunde com a de Fernando Gomes, um homem reconhecido pelo trabalho e sua capacidade de gestão. Falaram também o coronel Valcir Serpa, bem como os presidentes do PTC, pastor Elias Fernandes; do Republicanos, José Carlos Trindade; do PMN, João Batista Filho; do Solidariedade, Neide de Carlito e do PSL, Binho Shalon que defenderam a reeleição do candidato da coligação Deixa Fernando Trabalhar e o voto de amor e gratidão, uma das marcas de uma campanha essencialmente propositiva.