Dom Ceslau foi transferido pelo Papa João Paulo II para a diocese de Itabuna (BA), após anos atuação destacada em cidades da Bahia e de Pernambuco, tomando posse no dia 26 de outubro de 1997. Aqui, exerceu seu ministério episcopal por 20 anos, até que se tornou bispo emérito ano de 2017, quando se aposentou. Em Itabuna, Dom Ceslau repetiu a trajetória marcante que teve por outras cidades, promovendo a formação cristã dos cidadãos, contribuindo com o bem estar das pessoas e com o desenvolvimento social do nosso município.
De acordo com o boletim médico às 23h de hoje 14/05/2020 aos 80 anos de idade, no Hospital Jorge Valente, Salvador (BA), onde se encontrava internado, desde o dia 06/05/2020, vítima choque séptico, pneumonia, Chikungunya e neoplasia da próstata.
O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, lamenta profundamente o falecimento de Dom Ceslau Stanula, bispo emérito de Itabuna (BA), ocorrido às 23h desta quinta-feira, 14 de maio, aos 80 anos de idade, no Hospital Jorge Valente, Salvador (BA), onde se encontrava internado, desde o dia 06 de maio. O velório e sepultamento de forma restrita acontece hoje, 15, às 15h no Cemitério Jardim da Saudade, localizado no Bairro de Brotas, Salvador.
O prefeito Fernando Gomes decretou luto oficial de três dias no município. “Não falo como prefeito, mas como cidadão cristão, homem de fé, que perdeu mais que um amigo, perdeu uma referência ética, um exemplo de amor ao próximo”, declarou, consternado, Fernando Gomes.