Faeb lança desafio em busca de novas tecnologias para a cacauicultura

Concurso destinará até R$ 100 mil a projetos voltados ao Inventário Florestal no Manejo Sustentável da Cabruca; inscrições estão abertas

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), em conjunto com o Sebrae, lançou um desafio tecnológico para apoiar iniciativas voltadas ao Inventário Florestal no Manejo Sustentável da Cabruca. As inscrições estão abertas até 7 de março, por meio do site www.DesafioTecnologico.com.br/InventarioFlorestal.

De acordo com a Faeb, podem participar startups, empresas de tecnologia, grupos e instituições de pesquisa que tenham interesse em buscar soluções tecnológicas para o manejo sustentável do Sistema Cabruca.

Os três primeiros colocados com: viagem para capacitação, conexão e entendimento dos desafios a serem enfrentados; viagem para teste prático da solução; passagem, hospedagem, mentorias e acesso aos produtores, cursos específicos e um aporte de até R$ 100 mil para o desenvolvimento da solução tecnológica.

A cabruca é um sistema e cultivo do cacau adotado na Bahia que concilia o plantio e o ecossistema remanescente. O manejo é feito com o uso de recursos naturais, sob a sombra de espécies nativas da floresta original.

As propostas do desafio devem conter: tecnologias de campo ou sensoriamento remoto para realização do inventário florestal no sul da Bahia; ferramentas para o processamento de dados de inventários florestais para geração de prescrições de manejo que conciliam a produção cacaueira, florestal e recursos que integram o inventário florestal e processamento e análise de dados e produção de relatórios customizados para o licenciamento da atividade de manejo florestal na cabruca. Informações Bahia.Ba.

Foto: assessoria/Faeb