Na noite de quinta-feira (20), terminou o impasse entre a concessionária de energia elétrica e dois estabelecimentos comerciais, que ficam entre as Avenidas Manoel Chaves e Princesa Isabel, após 35 horas sem funcionar, em Itabuna.
Desde o momento que o fio condutor de energia foi desligado do poste, os prédios não funcionaram. Famílias com idosos e crianças residentes, e os prestadores de serviço — a Churrascaria Wilson e a Pizzaria Kero Pizza, permaneceram sem luz devido ao impasse.
Conforme foi apurado, acima do comércio existem três moradias, com idosos e crianças que dependem de medicação e cuidados próprios, além do comércio que passou dois dias úteis sem funcionamento.
Os empresários arcaram com prejuízos ainda não calculados, pois o restabelecimento de luz elétrica aconteceu após 35 horas de angústia, com o transtorno de perda de mercadorias. Cida Oliveira — proprietária da churrascaria, relata que tinha em depósito cerca de vinte mil em mercadorias congeladas e refrigeradas à disposição de consumo, através do atendimento ao cliente.
Além da procura estável de trinta anos no ponto comercial, ela precisou rejeitar pedidos, porque não havia possibilidade de oferta de sua produção. Ao lado funciona uma pizzaria que inicia os trabalhos às 17h e naquele dia específico, havia uma promoção semanal com entrega grátis.
Juliana Cabral, proprietária da pizzaria, confirma funcionamento diário, que precisa de luz para o computador receber os pedidos, sem internet e telefone, e ainda com o freezer desgelando refrigerantes.
Os empresários não se deslocaram do prédio, e reclamam que não deveriam retirar o fio que trazia energia do poste a localidade. “O reparo não foi realizado, retiraram o fio que deveria ser restabelecido. Mais 150 quilos de queijo em avaria e o prejuízo reverbera entre mercadorias e faturamento, algo que poderia ser resolvido com um caminhão concha.”, relata André Salema.
Procurada pela equipe desde as 15h30 da tarde de quinta, não ouve retorno. A energia foi ligada às 22h da mesma noite, após 35 horas sem funcionar devido à falta energética. Informações Blog Verdinho.
Foto: Redes sociais