O Renova Varejo é um movimento do Sebrae voltado para empreendedores do varejo da Bahia, especialmente para quem atua com vestuário, calçados, tecidos, cama, mesa e banho, minimercados, comércio de alimentos e bebidas, itens para casa, material de construção, equipamentos e suprimentos de informática. E no último mês de setembro encerrou o ciclo 2021 com um encontro presencial, na cidade de Ilhéus, com palestra de Luane di Paula para representantes das 28 empresas da região que aderiram ao programa.
Para Gutemberg Nunes, da empresa Corte com Recortes, o Renova Varejo foi uma ampliação de horizontes. “O programa trouxe uma mentalidade de gerir o negócio que foi fora do comum. A gente entende sobre o ramo de atuação, mas gerir o negócio é diferente. Saber como propagar o produto e fazer ele ser visto de forma diferente não é fácil. Com o Renova Varejo a gente teve essa visão ampla do mundo comercial e, o melhor, voltado para a própria área de atuação”, contou.
“Eu já participei de vários treinamentos e capacitações do Sebrae e o Renova contribuiu ainda mais para a ampliação do conhecimento de vários setores da minha empresa, especialmente em como usar o marketing digital que hoje é muito importante para ajudar a alavancar as vendas. Eu aprendi e agreguei bastante em minha empresa à partir do Renova e, já tenho visto bons resultados depois que implantei as orientações do programa”, complementou o Marcus Roniê, proprietário da Radical Motos.
A gestora do Renova Varejo em Ilhéus, Karla Peixoto contou que “o programa presta um atendimento com consultores especializados em marketing e vendas, contemplando momentos online e presenciais, apoiando na avaliação e implantação de melhorias nas empresas, garantindo o aumento da competitividade, já impactando nas vendas no presencial, e da maturidade digital dos empresários. As consultorias têm como temas indutores os cinco pilares do varejo: estoque, gestão empresarial, vendas, marketing e digitalização”, disse.
Com experiência no ramo a mais de 20 anos, Joelma Brito, da empresa Rabo de Saia mudou completamente a visão do marketing digital. “Eu estou no mercado há 23 anos e com esse crescimento das redes sociais eu tive necessidade de procurar ajuda. Com o Renova eu melhorei bastante e me senti encorajada a aparecer. Foi uma mudança radical, porque eu não aparecia e hoje eu já gravo vídeos, faço fotos e até faço outdoor com a minha imagem. Tenho outra comunicação com a minha clientela graças ao Renova Varejo”, celebrou a empreendedora.
Cada ciclo do Renova Varejo funciona durante seis meses e o Sebrae disponibiliza um consultor especialista em marketing e vendas para ajudar a empresa a vender mais e melhor. Além disso, oferece oficinas coletivas sobre temas estratégicos e também de um curso online. “Sou um cliente contumaz do Sebrae e é importante está sempre oxigenando as ideias, as práticas e o Sebrae traz essa inovação e nos deixa antenados com o que há de mais moderno no ambiente de negócios. O Renova nos deu maior condição de fazer um marketing mais assertivo, entendendo o comportamento do cliente e isso nos surpreendeu de forma positiva. Indico para outros empresários porque é de fato muito produtivo”, concluiu José Carlos, da Empresa Topada Calçados.
Os empresários do Sul da Bahia que desejam participar da próxima edição do Renova Varejo já podem fazer a pré-inscrição através do link. As vagas são limitadas e já existe uma lista de espera para esse novo ciclo.
Foto: Maurício Maron