Em protesto, auditores fiscais suspendem entrada de mercadorias importadas

Operação está programada para acontecer de segunda (14) a sexta (18), no porto e aeroporto

Em protesto contra o corte de 51,4% feito pela União no orçamento da Receita Federal em 2022 e também a favor da regulamentação do programa de produtividade da categoria, os auditores-fiscais, da Receita Federal, decidiram suspender, por cinco dias, a entrada de mercadorias importadas no porto e no aeroporto de Salvador. Apenas produtores perecíveis, medicamentos e vacinas serão liberados. Os demais produtos importados ficarão retidos na alfândega até o restabelecimento das atividades.

A operação, capitaneada pela Delegacia de Salvador do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), está programada para ocorrer de segunda (14) até sexta-feira (18).

É previsto que o corte no orçamento paralise os trabalhos no órgão a partir do segundo semestre, prejudicando estados, municípios e a sociedade em geral.

A categoria reivindica que, em 2016, houve um acordo do Sindifisco com o governo federal para a aprovação da lei do programa de produtividade dos auditores-fiscais. Entretanto, após a lei ser aprovada em 2017, já se passaram cinco anos sem que haja regulamentação.

Os auditores negam que a operação tenha relação com a promessa do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), de dar aumento apenas para as forças policiais em 2023, excluindo as demais categorias. Informações Bahia.Ba.
Foto: Reprodução/Sindicato dos Auditores Fiscais