O Rotary Club de Itabuna (BA), debateu as ações da PRF no enfrentamento a criminalidade, ressaltando a excelência dos serviços prestados pela Instituição a sociedade.
A Polícia Rodoviária Federal da Bahia foi tema de palestra no Rotary Club de Itabuna em reunião virtual que aconteceu na noite de terça-feira, 28 de julho. O evento foi realizado na semana em que a instituição policial completou 92 anos de existência.
Durante a reunião foram apresentados os resultados operacionais da PRF Bahia no enfrentamento à criminalidade e ressaltado o trabalho ao combate ao narcotráfico que já retirou de circulação mais de 10 toneladas de drogas das estradas federais que cortam o estado. Mereceu destaque a apreensão, em uma única carga, da ocorrência registrada no dia 26 de julho, onde foram apreendidas quase seis toneladas de maconha, em Feira de Santana (BA), encontradas na carroceria de um caminhão, escondidas em meio a carga de farinha de trigo.
Com participação do inspetor da PRF BA, Jeferson Moraes, lotado na capital, a 4ª reunião do ano rotário 2020-21 abordou a atuação e as diversas ações sociais desenvolvidas pelo órgão.
Em sua apresentação, o inspetor Jeferson, atual Chefe do Serviço de Operações (SOPE), o Inspetor Jeferson, compartilhou suas experiências a frente da pasta e detalhou todo o trabalho desenvolvido no âmbito do estado, seja na prevenção de acidentes, seja no combate à criminalidade, além das ações solidárias que são desenvolvidas em parceria com diversos órgãos e instituições.
Jeferson, não deixou de mencionar as várias ações solidárias que foram realizadas pela PRF nas dependências das unidades operacionais do estado, articulando-se com outras polícias, instituições e organizações parceiras, como o Conselho Tutelar, o SEST/SENAT e também os clubes de serviço que apóiam os seus projetos.
Foram citados as ações de combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Trabalho Infantil, as ações de vacinação e, em especial, as campanhas de arrecadação de alimentos para caminhoneiros como a distribuição de quentinhas, material de limpeza, equipamentos de proteção individual (EPI) e a testagem da COVID 19, desenvolvidas durante essa pandemia de combate à contaminação e disseminação do novo coronavírus.
Destacou que a PRF em Itabuna, é referência na implementação da campanha Pare pra mim, a qual leva arrecadações e donativos à Casa de Apoio do GACC. Acrescentou também a realização dos Comandos de Saúde e frisou que além de fazer o levantamento de dados e detectar fatores de risco à saúde dos motoristas de caminhão, busca uma ação educativa e informativa sobre saúde e segurança viária.
Considerada a maneira mais eficiente de se aproximar da comunidade e levar para perto da sociedade o trabalho da PRF, a campanha de educação para o trânsito acontece através de parcerias firmadas e é um diferencial para o inspetor Jeferson Moraes. “Um exemplo específico dessa parceria de educação no trânsito é o projeto Trânsito Compartilhado, que prevê a criação da Semana Municipal de Trânsito, instituída pelo município através de lei. A programação já ocorre em alguns municípios baianos como Itapetinga, Jequié, Caetité, Feira de Santana e Salvador”, explicou.
De acordo com o presidente do Rotary Clube de Itabuna, a lei de autoria da Vereadora Charliane já foi sancionada na cidade e o projeto aconteceria nesse final do mês de julho, quando se comemora sua emancipação, mas por incidência da pandemia, foi adiada para o próximo ano.
A palestra foi prestigiada por grande número de membros do clube, entre eles, o governador 2009-10 Luís Coelho e o vice-governador 2020-21 Paulo Pereira e contou também com a presença da governadora assistente 2020-21 do Distrito 4391 Alessandra Morelli. Além disso, contou com a participação do PRF aposentado, Marcus Vinicius Menezes, ex-chefe de Delegacia de Itabuna e que muito contribuiu com seu trabalho policial na região Sul da Bahia
Ao final da reunião, foi aberto um momento para tirar dúvidas e responder a questionamentos diversos. Temáticas como o investimento em tecnologia para aprimorar a inteligência da polícia e a interferência da COVID-19 no trabalho dos agentes, entre outras, foram discutidas.
A PRF destaca sua missão de proteger vidas e promover segurança no Brasil e está sempre à disposição para prestar um serviço diferenciado à sociedade em eventos planejados.