A Diretoria de Meio Ambiente e Gestão dos Recursos Hídricos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) conta com uma série de atribuições para o desenvolvimento sustentável do município de Itabuna. As ações do dia a dia fazem a diferença para a preservação dos recursos naturais e incluem desde fiscalização, licenciamento ao apoio de projetos para a elaboração de políticas públicas em defesa do meio ambiente.
O Delfa também coordena atividades e ações para a elaboração de medidas educativas e de conscientização da população a respeito da importância de preservar a natureza e o incentivo ao correto descarte do lixo. A não poluição dos recursos hídricos, o uso de materiais biodegradáveis e tudo que contribua para garantir um meio ambiente saudável e sustentável é de sua responsabilidade.
A diretora de Meio Ambiente e Gestão dos Recursos Hídricos, Cilene Nascimento Souza afirma que o trabalho é permanente e em conjunto com as demais secretarias municipais, órgãos públicos ou privados, além de conselhos e comitês para definir políticas públicas em Itabuna. “Mas, a comunidade tem um papel fundamental na defesa do meio ambiente”, diz.
Cilene frisa que os cuidados com os recursos naturais, como água, solo, ar, espécies animais e vegetais são fundamentais para a sobrevivência sustentável. “Quando um desses elementos é afetado, os demais sofrem as consequências. Por isso, precisamos nos esforçar para manter o equilíbrio e a preservação para o bom funcionamento do planeta”.
“O secretário Moacir Smith Lima não tem poupado esforços para atender as demandas no que se refere às práticas ambientalmente corretas dos munícipes de Itabuna, dada importância que representam, tanto na questão social quanto na ambiental”, sustenta Cilene. Ela também destaca o empenho da gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), em relação às questões ambientais.
Recicla Itabuna
O Projeto Recicla Itabuna também destacado por Cilene Souza, por ser hoje uma realidade e um dos mais importantes projetos elaborados pela Prefeitura neste ano. Vai contribuir de forma decisiva para a preservação do meio ambiente no município ao contar com a participação das secretarias municipais, empresas e órgãos públicos. A criação do projeto surgiu a partir da implantação do aterro sanitário e com a desativação do antigo lixão.
Dentro do Recicla Itabuna está a coleta seletiva, já em fase de finalização do galpão e implantação dos equipamentos para agentes ambientais, depois da mobilização nos bairros. Cilene afirma que ao implantar o projeto, Itabuna deu um grande passo para evolução do gerenciamento de resíduos sólidos. “Pequenas atitudes na rotina da população, começando dentro de casa, como a separação correta do lixo, são avanços que ajudam para a melhoria do meio ambiente e mais qualidade de vida”, conclui.