Terrenos baldios com lixo e entulhos são um dos problemas que lideram a lista de reclamações na cidade. O Código de Posturas do Município diz que os proprietários são exclusivamente responsáveis para conservar e mantê-los limpos. Mas, quando isso não acontece, os moradores mais próximos do local reclamam da Prefeitura por sofrerem as consequências da situação de sujeira.
Apesar de manter a regularidade nos serviços de zeladoria da cidade, o Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Itabuna trabalha firmemente para atender pedidos. Na ação faz alerta sobre a importância da educação ambiental que deve ser praticada constantemente pelos cidadãos para cessar a contaminação dos espaços públicos e evitar a proliferação de roedores e insetos.
“Não é um problema de Administração, é um problema social e de educação” afirma o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini. Segundo ele, a orientação do superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, e do secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, é primeiro executar ações educativas e, em caso de reincidência, advertir e multar o infrator.
Na semana passada, a equipe de limpeza pública atendeu ao pedido dos moradores da Rua São Pedro, no Bairro de Fátima, de onde foi removida uma caçamba do acúmulo de lixo e entulhos descartados irregularmente em um terreno baldio. No local, foram colocados pneus para que o proprietário e moradores possam fazer plantios de flores, incentivando a preservação do meio ambiente.
Qualquer situação como essa, poderá ser denunciada ao Departamento de Limpeza Pública pelo telefone de serviço (73) 3612–9825, com atendimento das 8 às 14h de segunda a sexta-feira. Também podem ser acessadas as redes sociais.