Os professores da rede municipal de ensino de Itabuna tiveram creditado ontem, dia 29, seus vencimentos com o reajuste de 33,24%. O aumento concedido pelo prefeito Augusto Castro (PSD) atende o que determina o Piso Nacional do Professor.
Poucas cidades baianas estão pagando o novo Piso Nacional dos Professores, a Prefeitura de Salvador, que mais arrecada no Estado, já negou o pagamento do novo piso e ofereceu apenas 4% de reajuste, que foi recusado pela categoria.
O prefeito Augusto Castro destaca a importância do funcionalismo público e lembra que durante a campanha eleitoral assumiu o compromisso de 7desenvolver políticas que valorizem toda a categoria. “Além de pagar o salário dos professores com o novo piso, os servidores efetivos tiveram reposição em seus vencimentos de 10,06%. O pagamento de salários na nossa administração é prioridade e pago dentro do mês, em alguns casos até antecipado”, diz Augusto Castro.
De acordo com o secretário da Fazenda e Orçamento de Itabuna, Davi Dultra, a política de responsabilidade fiscal desenvolvida pelo prefeito Augusto Castro possibilita que o município valorize os servidores públicos. “Existe o compromisso da atual administração de valorizar o servidor, o prefeito reconhece a importância dos professores na formação dos futuros cidadãos”, afirma Dultra.
Com o pagamento de salários a Prefeitura de Itabuna injeta mensalmente na economia da cidade aproximadamente R$ 23 milhões, que movimentam toda uma cadeia econômica.