Dia da Consciência Negra foi celebrada hoje (26) no presídio em Itabuna

O Projeto Remição pela Literatura, celebrou hoje (26) o Dia da Consciência Negra, com uma homenagem a Zumbi dos Palmares e sua esposa Dandara, com os detentos do Conjunto Penal de Itabuna que participam desse projeto. Estavam lá David Nascimento, participante do programa global The Voice, na 7ª edição do reality, o grupo Encantarte que também abrilhantou o evento com os percussionistas e o vocalista da banda Agnaldo Franco. Além deles a turma do Projeto Um Toque à Liberdade, em que detentos acompanhavam a banda com violão.

Agnaldo não só cantou, mas também fez uma bela palestra entre uma música e outra. Conversou sobre a escravidão, sobre Apartheid e as desigualdades que os negros enfrentam no dia-a-dia com racismo latente na sociedade. E ao final, degustaram comidas típicas da culinária baiana de origem africana como o acarajé.

Qualquer detento pode participar do projeto, basta saber ler e escrever. São feitas leituras e debates de interpretação dos textos escolhido pela professora Rute Praxades e ao final, após a produção de três resenhas, é excluído um dia pena a cumprir. “Tia” Ruth foi muito elogiada pelos alunos e a reciprocidade de carinho entre eles era notória, quando a turma pediu que ela cantasse uma música de Edson Gomes e todos acompanharam cantando também e com palmas.

Por Fernanda Oliveira