Dez conselheiros foram eleitos no domingo, 1º, para compor o quadro do Conselho Tutelar de Itabuna, além de outros dez ficaram na suplência. A eleição ocorreu das 08h às 17 horas, no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAN) no Alto Maron, e no Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (antigos colégios Estadual de Itabuna, Eraldo Tinoco e Maria de Lourdes Veloso), no São Caetano.
A movimentação começou logo cedo com grande movimentação de eleitores. De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria D’Ajuda Cavalcante Lucas, embora o voto seja facultativo, muitas pessoas compareceram para votar com muito entusiasmo. “Percebemos que a população estava mais consciente e participou da eleição mesmo. De um modo geral tivemos uma eleição muito tranquila”, avaliou.
Ela aproveitou para lembrar que esta foi a primeira eleição em que foram utilizadas urnas eletrônicas. “É a primeira vez que o município está realizando uma eleição para o Conselho Tutelar com urnas eletrônicas, uma novidade que ajudou a atrair os eleitores para que pudessem participar deste ato de cidadania de forma mais prática e rápida”, pontuou Maria D’Ajuda.
A eleitora Elizabete Abreu comentou que apesar do movimento, a votação foi tranquila. “Achei que iria enfrentar fila, por isso cheguei cedo, mas Graças a Deus foi muito rápido”, destacou. Já no antigo Colégio Estadual foi possível encontrar algumas filas. O eleitor Anderson Silva disse que teve um pouco de dificuldade em encontrar o seu local de votação. “Estava na fila errada, tive que procurar um mesário para me orientar, com essa quantidade de pessoas fiquei um tempo procurando o lugar certo”, salientou.
Os dez eleitos foram: Tia Katiane, Manu, Thayá Queiroz, Joelma Gonçalves, Rosa Sousa, Sandro, Sirlene, Gil, Rodrigo Brito e Cácio Murilo. Os suplentes: Itamar Zezé, Elani Calixto, Ana Paula, Chicão, Narjara, Adenilton Marron, Joabe Andrade, Rosilene Campos, Mari e Jacy Rosa.