Choveu um acumulado de 42 milímetros de volume de água em menos de quatro horas na noite de sábado, dia 27, com rajadas de ventos fortes, o que levou a uma série de quedas de galhos e árvores em Itabuna. Esse é um trecho do relatório elaborado pela Diretoria da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública divulgado na noite de hoje.
Foram registrados dez casos, porém em nenhum houve feridos, apesar de uma casa e um veículo terem sido atingidos. Sobre a casa, a família foi removida para residência de parentes e o veículo não sofreu danos.
Foram registrados ainda três pontos de alagamentos, uma placa comercial e alguns toldos que estavam instalados na Avenida Beira Rio foram arrancados, um telhado de uma casa no bairro Califórnia desabou, mas não houve danos físicos apenas materiais. A Defesa Civil encaminhou a família para casa de parentes.
As equipes da Superintendência de Serviços da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo foram acionadas. Na noite de sábado e manhã de domingo as equipes fizeram o trabalho de supressão de árvores e limpeza de vias.
As famílias afetadas foram encaminhadas para acompanhamento pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão de chuvas intensas até a segunda-feira, com a previsão de 90% de possibilidade de chuvas chegando a 30mm, ou seja, Estado Laranja. A Defesa Civil segue no monitoramento e pronta para atender através do número 153, afirma a diretora Anne Reis.
Foto: Daniel Thame