Em decreto publicado nesta quinta-feira (9), a Prefeitura de Itabuna estabeleceu, novamente, o “Toque de Recolher” no município. Com isso, a Prefeitura mantem a restrição à circulação de pessoas entre às 18h e 5h, com exceção das atividades essenciais e urgentes.
Vale ressaltar que, até esta quinta-feira (9), estava em vigor um decreto estadual que também estabelecia limitação da circulação de pessoas no município.
Com essa medida, o município visa conter a circulação de pessoas nas vias públicas em horários pré-determinados, e com isso reduzir a taxa de contaminação da COVID-19.
O que se tem observado é que o decreto do governador não foi cumprido como deveria, pois após às 18h o que mais se via eram pessoas circulando nas ruas de Itabuna. Vale lembrar que a doença é grave e não escolhe quem é novo ou idoso, se tem doenças preexistentes como diabetes, asmas ou se é saudável. Não há como estabelecer um parâmetro de quem terá reações de uma simples gripe ou se irá falecer por complicações devido a doença.
A consciência de cada é que valerá, visto que o efetivo policial por estar diretamente em contato com o povo, já está bastante reduzido e não tem condições de cobrir toda a cidade e obrigar o cumprimento do decreto, agora municipal.