Buscando adotar de medidas de prevenção para funcionários e pacientes, a diretoria do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) realizou cerca de 100 testes PCR para detecção da COVID-19 nos funcionários que trabalham na unidade. A boa notícia é que destes testes realizados, apenas um teve o diagnóstico positivo para a doença.
Para a direção da unidade hospitalar que tem recebido pacientes com sintomas da COVID-19, este resultado mostra que o sistema de isolamento causou um efeito satisfatório. A medida adotada no Hblem consistiu na divisão do hospital em duas unidades – uma para pacientes COVID-19 e outra para pacientes com outras patologias.
Vale ressaltar que além da divisão, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e um controle rigoroso na liberação de acompanhantes e visitas também contribuiu para este resultado.
1.700 servidores da saúde serão submetidos ao teste rápido da COVID-19
A Prefeitura Municipal de Itabuna disponibilizará nesta quinta-feira (04), cerca de 1.700 testes rápidos para detecção da COVID-19 (Anticorpos IgG/IgM) nos servidores públicos que atuam na área da saúde. Serão testadas todas as pessoas que trabalham na área da saúde, seja na administração centralizada ou descentralizada.
Com o objetivo de facilitar a logística da ação e atingir um número maior de pessoas num curto espaço de tempo, nos postos de saúde, por exemplo, serão os próprios enfermeiros do local que farão a manipulação dos testes. É tudo muito rápido, em cerca de 20 minutos o servidor já terá em mãos o resultado.