Por Flávia Mata*
Seu concorrente pode até ter um preço melhor mas, se você conseguir realizar uma sensação única para seu cliente, te garanto que ele volta. Você já pensou nisso? Por que sempre frequentamos os mesmos lugares sempre? Se ao lado, você tem a opção de comer muitas vezes a mesma comida, ou comprar o mesmo sapato, ou até mesmo de comprar o mesmo hidratante. Mas, se mudar de opção…. não vai ser mesma coisa certo? Aí falta algo… não tem aquele vendedor gente boa que atende você da melhor forma possível. Ou até mesmo, aquele suco que vem temperado do jeito que você gosta, porque o garçom já te conhece, concorda?
O nome disso é EXPERIÊNCIA que proporciona a você, a melhor SENSAÇÃO. Então, quando buscamos aquele velho local, provavelmente eu me senti bem ali e gostaria de sentir de novo a mesma percepção.
Vender é poder proporcionar emoções. Pesquisas apontam que em 80% dos casos, a compra é feita por emoção. Você sabe que muito do que se compra, não há necessidade no momento. Porém, não tenha dúvida, o apelo emocional do produto é infalível!
Quer começar a testar essas afirmações? Comece se perguntando: das compras que fiz esse ano, o que realmente eu precisava?
Conclusão? Uma boa parte de suas compras foram por impulso e emoção. Você comprou porque aquilo que você adquiriu fez você se sentir bem, independentemente de necessitar ou não daquilo. Olhando para o bolso pode até bater o arrependimento mas, lembrando da sensação…ESTÁ TUDO CERTO!
Então, vendedor de sucesso, inicie suas estratégias e se pergunte: COMO MEU PRODUTO/SERVIÇO pode influenciar na compra do meu cliente?
*Consultora empresarial de Vendas, Coach de Carreira, Mentora, Palestrante e Especialista em Desenvolvimento de pessoas para alta performance.