Começa a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa

Bahia iniciou a imunização de seu rebanho na semana passada; estado busca status de zona livre da doença sem vacinação

Começou nesta segunda-feira (1º) a segunda etapa deste ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. A meta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é a imunização de 78 milhões de bovinos e bubalinos. A ação abrange quase todo o território nacional com exceção dos estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Mato Grosso, além de parte do Amazonas – regiões consideradas zona livre da febre aftosa sem vacinação pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).

Na Bahia, a campanha foi iniciada na semana passada, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Cerca de 70% do total de vacinas necessárias para a imunização dos quase 4 milhões de animais jovens já estão disponíveis para os produtores, conforme o órgão estadual. “Trabalhamos pela defesa agropecuária e pela proteção do patrimônio pecuário que pertence aos produtores, mas que desenvolve a economia de toda a sociedade”, destacou o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira.

A Bahia também busca o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação. A meta tanto da Adab quanto da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) é reforçar os cuidados sanitários e suspender a vacinação em 2023. O pedido para a mudança na estratégia está em tramitação no Mapa. Informações Bahia.ba
Foto: EBC