A partir de hoje (16), entra em operação um sistema desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que integra bases de dados epidemiológicos e laboratoriais dos governos federal, estadual e municipais. Este é mais um esforço do Governo para apresentar dados confiáveis e precisos no monitoramento dos casos suspeitos e positivos de coronavírus (Covid-19) na Bahia.
Anteriormente, os boletins epidemiológicos divulgados contabilizavam apenas os dados recebidos pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais, sem que isso, necessariamente, representasse a totalidade das notificações. “A partir de agora será possível baixar e integrar as diferentes bases de dados do Ministério da Saúde e consolidá-las com as bases do estado e dos municípios de forma confiável”, explica Vilas-Boas.
É importante destacar que o resultado será uma mudança para cima no patamar de casos notificados, que refletirão não mais apenas os casos confirmados laboratorialmente, mas também todos os casos confirmados por critério clínicos, testes rápidos e testes realizados em unidades privadas.
O último boletim estadual informou que o município de Itabuna tem 608 casos confirmados, já a secretaria municipal apresentou 564 infectados; 2.505 casos notificados; 1.308 em monitoramento; 1.590 descartados; 319 aguardando resultado; 118 casos curados; 558 aguardando coleta; 9 internados em UTI; 16 internados em leito clínico e 15 óbitos.
Já Ilhéus registrou 372 casos confirmados conforme a Sesab e a secretaria municipal ainda não publicou o seu boletim epidemiológico até o encerramento desta matéria às 23:30