Coaraci, Almadina e Itapitanga proíbem fogueiras e fogos de artíficio após recomendação do MP

O Ministério Público estadual expediu recomendação aos Municípios de Coaraci, Almadina e Itapitanga para que coíbam a realização de festejos juninos nas cidades e proíbam a população de acender fogueiras assim como soltar fogos de artifício. Além disso, os Municípios devem adotar medidas para conscientização da população a respeito das medidas para evitar a propagação do coronavírus.  As recomendações foram acatadas pelos Municípios.

O autor das recomendações, promotor de Justiça Inocêncio de Carvalho Santana, argumentou que os fogos de artifício é um risco desnecessário, pois pode agravar a necessidade do uso das emergências hospitalares com demanda na unidade de queimados. Além disso, a fumaça das fogueiras pode piorar o cenário atual causado pela Covid-19, complementando assim sua justificativa.

“Os fogos de artifício podem agravar ainda mais a necessidade do uso das emergências hospitalares com a intensificação da demanda na unidade de queimados. Já a fumaça das fogueiras pode agravar a situação causada pelo vírus Sars-Cov-2 causador da Covid-19”, destacou o promotor de Justiça Inocêncio de Carvalho Santana, autor das recomendações.

Segundo os boletins da Covid-19 divulgados pela prefeitura de Almadina 612 estão curados e nove morreram, não possui casos ativos, nenhuma internação, 10 casos suspeitos e 15 são monitorados. Já Coaraci, foram 1.620 casos, com 1.566 curados, 46 óbitos e oito casos ativos, segundo o último boletim divulgado na segunda (14).

Os Municípios também deverão suspender a concessão de alvará para barracas de venda de fogos, bem como de sua comercialização, e aumentar a fiscalização com o objetivo de evitar aglomerações adotando as medidas legais, na eventualidade, da prática dos crimes  previstos nos tipos penais do art. 267 (pandemia), art. 268 (infração de medida sanitária preventiva) e art. 269 (omissão de notificação de doença). As recomendações também foram expedidas para a Guarda Municipal e para a Polícia Militar de Coaraci, Almadina e Itapitanga.
Foto: Adonyig