Na manhã de hoje (02), um bicho-preguiça que se encontrava em situação de risco atravessando a pista da BR 101, foi resgatado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que evitou que o animal fosse atropelado. A ação aconteceu em trecho do município de Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano.
Equipe da PRF encontrava-se de plantão, quando foi informada que havia um animal atravessando o asfalto e com sério risco de ser atropelado. Prontamente, os policiais diligenciariam e ao chegar ao local encontraram o bicho preguiça sob os cuidados de um ciclista. Ele relatou que diante da situação iminente de risco, resolveu proteger o animal.
Já na unidade policial da PRF, foi acionado o órgão ambiental do município, que compareceu ao local e removeu o bicho-preguiça. O animal deverá passar por exame médico veterinário para determinar sua condição de saúde. Se estiver saudável, será solto na mata e devolvido a seu habitat natural longe da pista. Se for necessário cuidado veterinário, será recepcionado por profissionais especializados em animais silvestres.
Animais silvestres são encontrados com bastante frequência na rodovia. Muitas vezes em situações de risco, principalmente atropelamentos. A PRF recomenda atenção redobrada aos motoristas, sobretudo à noite quando a visibilidade é reduzida. Ao avistar animais na pista, reduza a velocidade e jamais buzine, para não assustá-los.