Pau Brasil teve uma tempestade com queda de granizo na madrugada desta quarta-feira (27). Várias imagens foram postadas por moradores nas redes sociais, e com pedras de gelo nas ruas. A chuva teve inicio por volta da meia noite, com ventos e raios fortes. Os moradores ficaram desesperados, porque, segundo eles, é a primeira vez que o fenômenos acontece na região.
Segundo o site Climatempo, previu uma chuva de cerca de 4 mm³ na cidade, mas o volume de água deve ter passado os 10 mm³ e acompanhado de granizo. Esse fenômeno é formado quando as gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, e chegam às nuvens encontram temperaturas abaixo de -80°C, virando gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, denominado de granizo.
O granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador, e só aparece nas regiões mais quentes, explicando o porquê o fenômeno aconteceu em Pau Brasil.
Os granizos atingiram principalmente as região da “Baixinha”, além da Rua Itapetinga e região da Feira Livre. Felizmente não foi registrado danos nas estruturas da cidade.