A vereadora Charliane Sousa (MDB), vice-presidente da Câmara de Itabuna, entregou carta ao Executivo em que considera louváveis os esforços feitos pela administração municipal no enfrentamento da Covid-19, mas apresenta um conjunto de sugestões de ações possíveis de serem acrescentadas. Entre as oito propostas, a aplicação de testes rápidos em todos os profissionais de saúde do município e pessoas próximas a eles, como familiares. “Aliado a testes de detecção de anticorpos contra a Covid-19, permitindo um mapeamento mais detalhado do comportamento do vírus. Tais resultados poderão nortear o hipotético plano de flexibilização de abertura do comércio”, justifica a vereadora.
Abrigo a profissionais e pacientes
Além da distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais que estão na linha de frente do atendimento, ela requer abrigo e devida assistência a tais trabalhadores. “Isolamento assistido por médicos e enfermeiros, em alojamento, com monitoramento diário de suas condições de saúde, isolando aqueles profissionais que se contaminarem dos demais”, solicita.
Da mesma forma, a representante do Legislativo defende a implantação de uma política de acomodação dos casos suspeitos e/ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. “Preferencialmente em um quarto ou enfermaria privativo, tanto em unidades de campanha quanto, em havendo encaminhamento, nos hospitais que atendam às pessoas que se encontram nas condições anteriormente referidas, com porta fechada e bem ventilado, designando profissionais da área de saúde que tenham sido avaliados por meio de testes rápidos e detecção de anticorpos contra a Covid-19, para atuar na assistência dessas pessoas”.
Parcerias e barreiras
A correspondência, protocolada na última sexta-feira (24) na Prefeitura, também sugere parcerias com as farmácias-escolas das faculdades sediadas em Itabuna e com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para produção do álcool em gel para ser distribuído, junto com as orientações, pelos agentes de saúde durante visita às residências.
Outra proposta levada na mensagem ao prefeito Fernando Gomes é a criação de barreiras sanitárias nas vias de acesso ao município de Itabuna, “inclusive nas estradas vicinais, com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal, para abordagem e averiguação das condições de saúde, efetuando aferição da temperatura, oxímetro e registrando o trajeto feito por cada um deles, antes de permitir o acesso a nossa cidade”.