Centro de Atenção à mulher divulga balanço dos primeiros 30 dias de atendimento

O Centro de Atenção à Mulher (CAM) ofereceu 767 consultas médicas nas especialidades de mastologia, endocrinologia, e ginecologia nos 30 primeiros dias de atendimento. Além disso, foram realizados cerca de 700 exames de imagens e outros serviços.

De 12 de setembro a 12 de outubro foram realizadas 767 consultas médicas totalizadas das especialidades de mastologia, endocrinologia e ginecologia; 355 Ultrassonografias obstétricas; 160 ultrassonografias transvaginais; 117 colposcopias; 30 biópsias de tireóide; 30 biópsias de mama e 25 biópsias de colo de útero.

O CAM foi inaugurado no dia 10 de setembro pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em convênio com a instituição de ensino AFYA – Ciências Médicas de Itabuna, tendo fechado seu primeiro mês com números expressivos de atendimento.

O Centro de Atenção à Mulher é a primeira unidade do interior do estado que oferece serviços de saúde especializados às mulheres, bem como orientações e acolhimento aos programas sociais voltados às mulheres por meio da Sala Violeta da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). Também é um programa pioneiro da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).

Na unidade são oferecidos serviços de obstetrícia e ginecologia por meio do pré-natal de Alto Risco, prevenção e diagnóstico em oncologia, além de dermatologia, fisioterapia, psicologia e nutrição e orientações dos programas sociais do município voltado às mulheres.

FLUXO PARA ATENDIMENTO

Os atendimentos do CAM acontecem de forma referenciada. Ou seja, as pacientes são provenientes do encaminhamento da Atenção Primária (postos de saúde) para o Centro de Atenção à Mulher. Os serviços de Fisioterapia, Psicologia e Nutrição são destinados para as pacientes já assistidas por algum dos serviços da unidade especializada.