A Cáritas Brasileira, instituição católica ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vai entregar 300 cartões multipropósito no valor de R$ 3.000 cada e kits de limpeza, de higiene familiar e higiene infantil a famílias afetadas pelas enchentes que atingiram Itabuna no final do ano passado. A assessoria da Cáritas continua visitando os locais afetados e fazendo o cadastro de quem perdeu os bens no período das fortes chuvas.
O programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais é realizado pela Cáritas Brasileira em cooperação com a Cáritas Bélgica e Cáritas Suíça, e financiado pela Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO).
A assessora da organização católica, Ana Paula Latrilha , informou que nos bairros Nova Itabuna, Nova Ferradas, Ferradas, e Jaçanã os levantamentos já foram concluídos. “Entre os critérios para receber ajuda humanitária, estão ter perdido a casa na enchente, em vulnerabilidade social, morar de aluguel ou desempregado”, explicou.
Ana Paula disse que a equipe é formada por quatro pessoas que atendem Itabuna, Ilhéus e Itajuípe, cidades que sofreram a tragédia natural. “ Em Ilhéus, damos suporte a famílias do Salobrinho, Vila Cachoeira e Banco da Vitória, onde os cartões do benefício já foram entregues”, concluiu.