Na noite desta terça-feira (07), policiais rodoviários federais faziam fiscalização na altura do quilômetro 429 da BR 116, trecho do município de Feira de Santana (BA), quando abordaram um veículo Toyota/Corolla, com 02 ocupantes.
Durante os procedimentos de fiscalização, a equipe solicitou os documentos de porte obrigatório do motorista e a documentação pessoal do passageiro.
Em seguida, os policiais realizaram uma revista no carra e foram encontrados 03 pássaros que estavam aprisionados dentro do porta-malas, tornando o confinamento sem a ventilação adequada e em ambiente escuro, ensejando total falta de cuidados, higiene e maus tratos.
Entre as espécies resgatadas havia dois canários e um cardeal.
Dada às circunstâncias, o passageiro de 61 anos de idade assumiu a responsabilidade pelo aprisionamento ilegal dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação.
Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente (Lei 9.605/98).
Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.