Itabuna tem avançado no cadastramento da população no Programa Previne Brasil (PPB), o que permitirá seguir o novo modelo de financiamento pelo Ministério da Saúde no repasse das transferências para os municípios. Além disso, garantirá maior acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Atenção Primária à Saúde.
A informação é da apoiadora institucional da Educação Permanente da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Santos, ao adiantar que o trabalho para o cadastro permanente, que é feito pelos Agentes Comunitários de Saúde, visa alcançar as metas estabelecidas pelo Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde.
Dayse explicou que no ano passado, o PPB começou a ser implantado com a proposta de incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nas unidades de saúde, visando ampliar o vínculo entre os pacientes e as equipes de saúde. Segundo ela, os indicadores para o sucesso desse programa dependem da participação dos usuários tanto no cadastramento quanto na busca pelos serviços oferecidos nas unidades de saúde do município pelo SUS.
Entre os indicadores apontados por ela, estão consultas de pré-natal regular e a realização de exames para a detecção de doenças como sífilis e HIV por parte das gestantes, a boa receptividade dos Agentes Comunitários de Saúde durante as visitas domiciliares, a busca de vacinas contra a poliomielite, indicada para crianças a partir de dois meses até menores de 5 anos de idade, e a aferição de pressão arterial regular de pessoas hipertensas nas unidades de saúde.
O controle do diabetes, com a solicitação de exames e de insulina pelos portadores, saúde na escola e a saúde bucal, serviços gratuitos e de fácil acesso aos usuários também foram destacados pela apoiadora institucional da Educação Permanente da Atenção Primária. “Itabuna tem feito acompanhamento e monitoramento de todo o processo, buscando parcerias institucionais e adquirindo ferramentas de apoio como cursos de capacitação e treinamento para os servidores da saúde pública em Itabuna”
A diretora do Departamento de Atenção Primária, Alessandra Lopes, reforçou a importância da atualização cadastral de toda a população itabunense a fim de que o município continue sendo beneficiado pelo Programa Previne Brasil. Ela também ressaltou o importante trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, que atuam na promoção, proteção e prevenção da saúde das famílias, por meio do acompanhamento domiciliar e na orientação para acesso ao Sistema Único de Saúde.
“Os agentes são responsáveis pelo mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais do município, pois, conhecem as famílias na sua área de atuação, são o elo entre o poder público e a comunidade”, concluiu a diretora, lembrando que, atualmente, o município conta com cerca de 380 Agentes Comunitários de Saúde.