Foram mais de 1 milhão de acessos ao Portal Sebrae, após o anúncio das principais medidas de contenção da doença
O número de empreendedores que buscam o Sebrae, neste momento de crise causada pelo avanço do Coronavírus, teve um aumento significativo, principalmente via portal, que disponibiliza diversos serviços e soluções digitais para os donos de pequenos negócios. Somente entre 18 e 24 de março, cresceu 49% a quantidade de visitas ao Portal Sebrae em relação à semana anterior, com 1,1 milhão de acessos e 767 mil usuários, entre novos e antigos. O período coincide com o anúncio das principais medidas de contenção da pandemia no país, com a determinação do distanciamento social, suspensão de serviços e fechamento do comércio nas principais capitais brasileiras.
O Portal Sebrae alcançou 5,1 milhões de acessos no mês de março, com 3,2 milhões de usuários, o que representa um acréscimo de 73% de acessos em relação ao mês de fevereiro. O perfil dos usuários é de maioria de mulheres, principalmente jovens entre 18 e 34 anos de idade. Entre os serviços mais acessados no portal, destacam-se os cursos online totalmente gratuitos. Um dos mais procurados é o curso sobre Gestão Financeira, que registrou um crescimento de 370% de inscrições. Outro curso muito procurado é de Marketing Digital para o Empreendedor.
De acordo com a analista de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Nadja Nahuz, o aumento do número de empreendedores que buscam os serviços do Sebrae neste momento de crise demonstra um reconhecimento da instituição como ponto de apoio importante para superar os desafios. “Ao analisarmos os acessos ao portal, percebemos que aumentou de 29% para 38% dos acessos diretos ao portal, ou seja, aqueles que acontecem sem passar pelos sites de busca”, destacou.
Além de webinários diários, produzidos pela rede Sebrae nos estados, o Portal Sebrae oferece desde 20 de março, uma página exclusiva com orientações para os empreendedores enfrentarem a pandemia. Nela, o empresário encontra dicas e conteúdos específicos para proteger o negócio e minimizar os prejuízos. Recente pesquisa do Sebrae revelou que 89% dos pequenos negócios já enfrentam queda no faturamento.
De acordo com o gerente Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ênio Pinto, a instituição teve que suspender os atendimentos presenciais por causa da pandemia e transferiu todo o processo de interação com o público para os canais digitais. “Reforçamos nossos canais de relacionamento e estamos atuando intensamente através de chat, e-mail, canal Fale com o Sebrae, atendimento via 0800 e por meio de número de Whatsapp”, contou. Além disso, o Sebrae tem buscado parcerias estratégicas para ampliar a rede de apoio aos pequenos negócios, por meio de articulações com entidades representativas dos profissionais de Contabilidade, por exemplo.