As aulas da rede municipal de ensino de Itacaré do ano letivo contínuo 2020/2021 já começaram desde a última segunda-feira(22), de forma remota, nas redes sociais, e contam com participação de um número expressivo de professores e alunos, tanto da sede como dos distritos e da zona rural. E os estudantes que não tem acesso à internet já começaram a receber as atividades impressas e vão contar com todo o apoio e acompanhamento pedagógico.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explicou que tudo está sendo feito para garantir aos estudantes a conclusão do ano letivo 20201/2021, num sistema totalmente dentro da legislação em vigor e de forma a garantir o conteúdo aos alunos. A medida faz parte do calendário escolar aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e discutido com os mais diversos segmentos, incluindo os pais, alunos, APLB-Sindicato, professores, servidores e escolas públicas e particulares.
E os resultados tem sido extremamente satisfatórios, com depoimentos de pais, estudantes, professores e diretores que estão participando desse momento inovador. A direção do Centro Educacional de Itacaré informou que o processo de adesão tem sido muito bom. “Temos por volta de 650 alunos nos grupos de sexto ao nono ano. Estamos colocando atividades seguindo os horários, informações importantes e verificamos através de nossos professores que também estão recebendo as devolutivas dos alunos. Muitos pais nos procuram todos os dias, orientamos o passo a passo sobre a rotina, modelo 2020/2021”, explicaram.
A Escola Municipal Nova também relatou a experiência positiva das aulas remotas. “Estamos fazendo uma semana de acolhimento e adaptação. Os professores se apresentando e também conhecendo os estudantes através de provocações a partir de fotos, vídeos e músicas. Está sendo também momento de apresentar as disciplinas, as expectativas em relação ao que será aprendido/ ensinado/ aprendido”, disseram. E os professores estão encantados com a receptividade. “Eu estou apaixonada pelas vozes deles, os desenhos, tudo”. “Muito agradecida com a participação dos amores”, disseram.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Eliane Camargo, o sistema de aulas remotas seguirá o modelo com atividades onlines, material impresso, vídeo-aulas e redes sociais, tanto no Facebook como também grupos de WhatsApp. Ela explica que os alunos que não possuem acesso a internet receberão o conteúdo impresso, com o acompanhamento da equipe pedagógica.